Catedra

Cátedra de Estudos Irlandeses William Butler Yeats

Em 29 de setembro de 2009, a Universidade de São Paulo (USP), representada por seu vice-reitor, Franco Maria Lajolo e Sandra Margarida Nitrini, diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) à época; e a Embaixada da Irlanda no Brasil, representada pelo embaixador Michael Hoey, assinaram o acordo para a criação da Cátedra de Estudos Irlandeses William B. Yeats, de modo a promover futura cooperação entre a Embaixada da Irlanda e a Universidade de São Paulo. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria.

A Cátedra é coordenada pela Professora Laura P. Z. Izarra e a Professora Honoris Causa pela National University of Ireland/Maynooth, Munira H. Mutran, é sua Diretora Honorária.

 

michale hoey

Michael Hoey, Embaixador da Irlanda, Franco Maria Lajolo, vice-reitor da USP e 
Sandra Margarida Nitrini, ex-diretora da FFLCH.  (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

 

A Cátedra W.B. Yeats tem como objetivo organizar eventos relacionados à investigação, à promoção e à disseminação de estudos irlandeses nos cursos de graduação e de pós-graduação, tais como conferências, seminários, congressos e mesas redondas, além de promover o intercâmbio entre professores visitantes da Irlanda e do Brasil na área de literatura e cultura irlandesas.

Para Sandra Margarida Nitrini, a criação da Cátedra "é o ponto alto da trajetória de 29 anos do Programa de Estudos Irlandeses, que teve início na Universidade em 1980".

O embaixador da Irlanda, Michael Hoey, destacou que São Paulo, em particular a USP, tem sido o centro dos estudos irlandeses no país e que o nome dado à nova Cátedra da Universidade não poderia ser mais apropriado. "Esse é um dos grandes, senão o maior, poeta da Irlanda", disse.

O vice-reitor Franco Maria Lajolo, por sua vez, ressaltou que a internacionalização é um dos principais desafios da Universidade e que acordos como o assinado com a Embaixada da Irlanda "vêm a fortalecer a colaboração entre os países e o intercâmbio".


Renovação do Convênio

Em 8 de Outubro de 2012, o presidente da Irlanda Michael D. Higgins esteve na Universidade de São Paulo, onde renovou o convênio com a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats.

assinaturacatedra

Presidente Michael D. Higgins

5 Assinatura Catedra 2

Sérgio Adorno, atual diretor da FFLCH

6 Assinatura Catedra 4

Joe Costello, secretário de Estado de Comércio e Desenvolvimento

 

Comemorações dos 150 anos de W.B Yeats

Em 17 de Março de 2015, a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B.Yeats da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses promoveram o evento em Comemoração aos 150 de W.B. Yeats, que contou com a presença da Ministra da Educação Jan O’Sullivan e das professoras Ann Saddlemyer (University of Toronto) e Margaret Mills Harper (University of Limerick).

foto 1 1

Embaixador da Irlanda Brian Glynn, Ministra de Eucação Jan O’Sullivan, Prof. Dr. Raul Machado, Presidente da Agência de Cooperação Acadêmica Nacional e Interacional da USP e Sharon Lennon, Cônsul da Irlanda em São Paulo.

foto 2

Abertura: Profa. Dra. Munira H. Mutran, Sharon Lennon, Cônsul da Irlanda e Prof. Dr. Sergio Adorno de Abreu, Diretor da FFLCH

foto 3 1 1

Professoras convidadas Ann Saddlemyer e Margaret Mills Harper com a Ministra de Educação Jan O’Sullivan, o embaixador Brian Glynn, e membros da mesa de abertura.

foto 3

Ministra de Educação, Jan O’Sullivan, com os alunos de pós-graduação em Estudos Irlandeses da Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

Assinatura da bolsa W.B. Yeats para Mestrado em Estudos Irlandeses na Universidade de Limerick

Nessa mesma data, foi firmado o convênio para intercâmbio acadêmico entre a Universidade de Limerick, representada pela Profa. Dra. Margaret Mills Harper, e a Universidade de São Paulo, representada pelo Prof. Dr. Raul Machado. Esse convênio faz parte da iniciativa Memorandum of Understanding (MOU) estabelecida com a visita do Presidente Michael D. Higgins e da Prof. Dr. Tina O’Toole da Universidade de Limerick em 2012 à Universidade de São Paulo.

Meg signing agreement 1

Professores Raul Machado e Margaret M. Harper, observados pela Ministra Jan O’sullivan e o Embaixador da Irlanda, Brian Glynn.

 

Todos os direitos reservados 2012 © Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats