Catedra

Doutora Honoris Causa

Por 25 anos a professora Munira H. Mutran tem sido pioneira no desenvolvimento dos estudos irlandeses em âmbito internacional, especialmente na América do Sul. Ela inaugurou os Estudos Irlandeses como disciplina acadêmica no sistema universitário brasileiro e tem sido muito influente como embaixadora cultural da Irlanda na América do Sul. Hoje ela recebeu o seu título de Doutora em Literatura.

A professora Munira publicou doze livros, assim como 50 artigos e capítulos de livros, majoritariamente na área de estudos irlandeses (ficção, drama e história cultural) e na relação Irlanda/América do Sul. Em 2002 ela hospedou no Brasil a conferência anual da Associação Internacional de Estudos de Literatura Irlandesa (IASIL) e tem sido membro ativo desta associação, inclusive no cargo de Vice-Presidente, pelos últimos 25 anos. Também é uma das principais organizadoras das celebrações anuais do Bloomsday no Brasil.

​Em 2006, em conjunto com sua colega, a professora Laura Izarra, organizou o Primeiro Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, que ocorre uma vez por ano. Atualmente é co-diretora da antologia multi-volume Da Irlanda para o Brasil: Textos Críticos, a ser publicado em português.

honoris causa munira mutran

Helen Ó Murchú, Munira Hamud Mutran, Lee Mallaghan and Nuala O'Loan.

 

Fonte: Communications Office, NUI Maynooth, Maynooth, Co. Kildare, Ireland, 12 de Junho de 2008.

Todos os direitos reservados 2012 © Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats